SAC proíbe servidores de atender telefonemas pessoais e ter outras ´regalias´
Você se sentiria constrangido se em seu local de trabalho não pudesse, sequer, atender a um telefonema particular? Como reagiria se recebesse uma carta "lembrando" que "todo colaborador deve obedecer e respeitar seus superiores"? E se pudesse acessar a internet apenas com autorização de superiores mas sendo impedido de olhar sua caixa de mensagens particular? Pois é: está lançada a polêmica.
Uma carta, assinada pelos coordenadores do SAC em Ilhéus, Thiago Viana e Nery Santana, exige posturas como estas aos servidores da instituição. A medida dividiu a equipe. Para alguns, foi considerada uma medida autoritária e desnecessária. Para outros, necessária para a organização do trabalho.
Na carta, Thiago (indicação do prefeito Jabes Ribeiro) e Nery (indicação da deputada Ângela Sousa) continuam com outras exigências. É bom evitar marcar exames médicos no horário de trabalho. E caso chegue atrasado, mesmo que justificado o atraso, o servidor deve assinar uma tal "Pasta de Atraso". Comprar algo no local de trabalho? Isso também não, "para evitar conflitos e constrangimento com credores". No local do trabalho, determina o documento, nada de bate papo também.
Apesar de algumas das determinações serem obvias e constarem nas Leis que regulamentam o trabalho no Brasil, servidores insatisfeitos alegam que o que está em jogo não é o conteúdo. É a forma. "Autoritária, com sinais de elementos de perseguição, jujstamente no momento em que o novo governo trabalha com nomeações de cargos, como é o caso das unidades do SAC". Como no documento, os autores não revelam casos de descumprimento de normas que justificassem tais medidas, para muitos, a carta soou como "desnecessária".
O assunto ganhou as redes sociais e também dividiu os leitores. O Jornal Bahia Online não conseguiu apurar se este documento foi repassado pelo governo para todas as unidades do SAC na Bahia ou foi iniciativa dos dirigentes locais. O fato é que os dois coordenadores assinam o documento.